RSS
Welcome to my blog, hope you enjoy reading :)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Conta Comigo

Ficha Técnica

Título Original: Stand by Me

Gênero: Aventura

Duração: 89 Min.

Lançamento: 1986

Trilha Sonora: “STAND BY ME” (Ben E. King)

Distribuidora: Columbia Pictures

Direção: Rob Reiner

Roteiro: Raynold Gideon e Bruce A. Evans, baseado em livro de Stephen King

Produção: Bruce A. Evans, Raynold Gideon e Andrew Scheinman

Música: Jack Nitzsche

Fotografia: Thomas Del Ruth


Sinopse:

No filme, o escritor Gordie Lachance, narra sua pré-adolescência, no verão de 1959, quando vivia em Castle Rock, Oregon, EUA. Naquele verão Gordie foi “ignorado” por seus pais, pois quatro meses antes, seu irmão mais velho, Denny, morreu em um acidente de carro, e seus pais ainda não haviam conseguido se recuperar. Após o grupo formado por Gordie Lanchace (o intelectual da turma) e seus amigos inseparáveis: Chris Chambers (espécie de líder do grupo, que sabia que se daria mal na vida); Teddy Duchamp (o "biruta" da turma, obcecado por forças armadas e vitima de abusos do pai)) e Vern Tessio (o gordinho infantil, medroso e bonachão), descobrirem o paradeiro do corpo de Ray Brower, um garoto da idade deles que tinha ido colher amoras há três dias e nunca mais tinha sido visto, saem em uma aventura que marcaria para sempre suas vidas.

Elenco:

  • Richard Drevfuss (Gordie Lachance - Adulto / Narrador)
  • Wil Wheaton (Gordie Lachance)
  • River Phoenix (Chris Chambers)
  • Corey Feldman (Teddy Duchamp)
  • Jerry O’Connell (Vern Tessio)
  • Kiefer Sutherland (Ace Merrill)
  • Casey Siemaszko (Billy Tessio)
  • Gary Riley (Charlie Hogan)
  • Bradley Gregg (Eyeball Chambers)
  • Jason Oliver (Vince Desjardins)
  • Marshall Bell (Sr. Lachance)
  • Frances Lee McCain (Dorothy Lachance)
  • Bruce Kirby (Sr. Quidacioluo)
  • William Bronder (Milo Pressman)
  • Scott Beach (Prefeito Grundy)

Curiosidades:

Baseado no conto O Corpo, do livro Quatro Estações de Stephen King, é talvez sua obra mais pessoal, já que conta fatos que realmente aconteceram com ele na história, como: seu irmão morto em um acidente de carro, o fato de o personagem principal ser um escritor famoso na velhice, e diversas outras passagens pessoais. Outra característica curiosa do conto, é que os nomes de todas as cidades citadas em Conta comigo, com exceção de Castle Rock, são homenagens a lugares reais onde Stephen King viveu quando criança.

“As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São as coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem – as palavras reduzem as coisas que pareciam ilimitáveis quando estavam dentro de você à mera dimensão normal quando são reveladas. Mas é mais que isso, não? As coisas mais importantes estão muito perto de onde seu segredo está enterrado, como pontos de referência para um tesouro que seus inimigos adorariam roubar. E você pode fazer revelações que lhe são muito difíceis e as pessoas o olharem de maneira esquisita, sem entender nada do que você disse nem por que eram tão importantes que você quase chorou enquanto estava falando. Isso é pior, eu acho. Quando o segredo fica trancado lá dentro não por falta de um narrador, mas de alguém que compreenda.

Eu tinha 12 anos, quase 13, quando vi pela primeira vez um ser humano morto. Foi em 1960, há muito tempo… embora às vezes não me pareça tanto tempo. Principalmente nas noites em que acordo sonhando com a chuva de granizo caindo em seus olhos abertos.” (KING, Stephen. Quatro Estações. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001. p. 177)

O livro Quatro Estações traz um conto para cada estação do ano, e é assim que começa o conto O corpo, que tem como epígrafe o Outono da Inocência e deu origem ao filme Conta Comigo.

2 – O ator Corey Feldman e o diretor Rob Reiner testaram mais de 30 risadas diferentes para o personagem Teddy Duchamp na história, a fim de que ela se parecesse o máximo possível com a descrição apresentada no livro de Stephen King.

3 – O orçamento de Conta Comigo foi de U$$ 8 milhões.

4 – O ator River Phoenix, que interpretou o personagem Chris Chambers, morreu em Hollywood, no dia 31 de Outubro de 1993, aos 23 anos, por insuficiência cardíaca induzida por drogas.

5 – O cantor Milton Nascimento escreveu a musica Carta a um Jovem ator [River Phoenix], em homenagem a River Phoenix, enquanto ele ainda estava vivo, de quem conseguiu a autorização para colocar seu nome na musica, e o conheceu pessoalmente, o ator este no Brasil em 1990 a convite de Milton Nascimento.

6 – Muitos podem não ter ligado os nomes, mas o ator Jerry O’Connell, que interpretou Vern Tessio, o gordinho infantil, medroso e bonachão, é o mesmo que hoje se tornou galã de filmes atuais.

Prêmios e Indicações:


  • Oscar 1987 (EUA) = Indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
  • Globo de Ouro 1987 (EUA) = Recebeu duas indicações, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor.
  • Independent Spirit Awards 1987 (EUA) = Recebeu três indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.
  • Academia Japonesa de Cinema 1988 (Japão) = Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
.

Imagens:

Trailer:



Um comentário:

Bruma.... disse...

Depois de mais ou menos uns 6 anos sem conseguir assistir a este filme,porque antes ele era bastante reprisao na sessão a tarde,hoje em dia não é mais...consegui bra baixar e definitivamente é o filme da minha vida,Conta comigo marcou minha infância,com seus personagens e sua trilha sonora...
Não sabia das informações,adorei a postagem...

Postar um comentário